domingo, 26 de fevereiro de 2012

Links para download Do Fedora, Debian e Ubuntu.

A pedidos de amigos, estou postando hoje, links de download de algumas distribuições linux.
Poderia postar aqui, uma centena de ótimas distribuições. Porém, vou postar somente 03 das mais conhecidas. As quais, Eu tenho um pouco de vivência no seu uso. Seguem, alguns comentários:
A primeira distribuição, a Fedora Linux Antigamente chamado de Fedora Core. Distribuição que existe desdes 2003 . Desenvolvida originalmente a partir da distribuição Red Hat. Hoje, a distribuição é desenvolvida por uma comunidade de  milhares de voluntários ao redor do mundo. Servindo atualmente, como base ao desenvolvimento do Red Hat Enterprise linux,  como informam no site do projeto. Vale a pena ressaltar que seu instalador o Anaconda é um dos mais fáceis de usar.  Fato que a torna, uma boa opção para quem quer iniciar o aprendizado do sistema GNU/Linux. Conta com uma comunidade enorme, muito receptiva à usuários iniciantes, fornecendo um ótimo suporte. Disponível para várias arquiteturas na pagina em português do projeto. Lá, alem dos links para download, você encontra diversas informações sobre o  fedora sua origem, ciclo de lançamento e muitas outras informações.
O endereço do site do projeto é:
 http://fedoraproject.org/pt/about-fedora

A segunda distribuição, a Debian GNU/linux  existe desde 1993. Seu fundador foi Ian Murdok. Atualmente, encontra-se em sua versão estável 6.0 (squeeze).
Atualmente, o Debian é o maior projeto livre que eu conheço. Mantido por uma comunidade de voluntários, mantém uma das políticas mais conservadoras no que tange a liberdade de software, mantendo assim, a distribuição mais livre possível. Por ter como foco um sistema estável, tem um ciclo de desenvolvimento relativamente "longo"  aproximadamente, 2 anos entre as versões estáveis.  Possui suporte a maiorias das arquiteturas de computadores existentes. O ciclo de desenvolvimento das versões do Debian Baseia-se em 03 etapas:
1ª. "Unstable" - instável 2ª. "Testing" - teste 3ª. "Stable" - estável
Altamente customizável, estável e segura . Essas razões, tornam a Debian, uma distribuição muito usada em servidores. Indicada principalmente para usuários mais experientes. Mas nada impede que usuários iniciantes a utilizem. Afinal, minha primeira distribuição linux foi a Debian. Mas creio, que existem distribuições mais focadas no usuário final. Atualmente a Debian é a distribuição com mais distribuições derivadas dela eu conheço cerca de 02 dezenas  aproximadamente. Algumas chegam a ser tão ou mais conhecidas, que a Debian. Caso do Ubuntu por exemplo. 
Na pagina do projeto, você encontrara disponíveis mais informações sobre a distribuição Debian, fóruns, how-tos, etc e  links para download da distribuição para as mais diversas arquiteturas.
Link do projeto:
http://www.debian.org/

A Terceira distribuição  a Ubuntu. Distribuição Baseada no Debian desenvolvida pela Canonical. Focada principalmente no usuário final.(desktop)
Possui também, versões desenvolvidas especificamente para servidores.
 Hoje, uma das mais utilizadas no mundo.  Tem um ciclo de desenvolvimento muito mais rápido se comparado com o Debian (semestral). Tem servido como distribuição inicial muitos usuários linux.
 Devido, a simplicidade e facilidade de instalação e configuração através de ferramentas gráficas intuitivas como o synaptics e outras. Conta com um suporte padrão completo a arquivos multimídia, que de certa forma é "mais limitado" no Debian e outras distribuições. Devido as suas politicas de usar sempre software livre por padrão.
Um fato que cabe ressaltar, é o espirito colaborativo da comunidade Ubuntu,  destaca-se entre muitas comunidades. Principalmente com os usuário iniciantes fornecendo o na minha opinião, o ambiente mais amigável  ao usuário linux iniciante.
O Ubuntu como demais informações, suporte e links para download estão disponíveis em:
http://www.ubuntu-br.org/

"Quero deixar bem claro que, a escolha da distribuição a se usar é bem pessoal .
Não existe uma distribuição melhor que a outra,  sim a que nós nos adaptamos melhor, para fazer determinadas tarefas."

Referências : 
http://www.debian.org/
http://fedoraproject.org/pt/about-fedora
http://pt.wikipedia.org/wiki/Debian
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fedora_Linux
http://www.ubuntu-br.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu









Um comentário:

  1. Gosto do Ubuntu, mas essa interface gráfica Unity presente nas versões recente acho ridícula. Para usuário final achei complicado demais. Uma marca do ubuntu era a interface simples e objetiva do Gnome 2.

    ResponderExcluir

Olá, agradeço por seu comentário aqui é o seu espaço para publicar
suas críticas desde já agradeço.